English Español

Seja bem-vindo!

Canasvieiras Transportes Ltda - Rodovia Francisco Germano da Costa 2970 - 88052.760 - Canasvieiras Florianópolis/SC Brasil - CNPJ 82.950.460/0001-45 | sac@canasvieirastc.com.br | (48) 3266-2147

Receba as Novidades

Nossa História - Inovação em Forma de Movimento

                                                   

A Canasvieiras Transportes desde 1927 na área de transporte coletivo urbano em Florianópolis. A empresa, antes denominada Auto Viação Canasvieiras, foi fundada por Evaristo Coelho da Costa, avô do atual Diretor Presidente Valter João Oliveira Costa. Desde a sua fundação, a empresa não teve nenhum sócio ou diretor que não os componentes da família Costa. Orgulhosamente, somos uma empresa familiar, mas que busca a profissionalização por meio da aplicação de metodologias técnicas e certificados como a ISO 9001. Manter a cultura organizacional e de vida de seus fundadores, e paralelo a isso aplicar o que a de mais moderno em gestão do transporte é o nosso desafio diário. Atualmente, uma frota com mais de 150 veículos fazem os itinerários determinados pelo Consórcio Fênix, especialmente na região norte da cidade. A empresa conta com mais de 700 colaboradores diretos entre motoristas, cobradores, equipe de manutenção e administrativos.

 
No entanto, nem sempre foi assim. No início não existiam estradas que ligavam o centro ao norte da ilha, as trilhas percorridas eram, muitas vezes, caminhos de carroça ou carro de bois, pastos, areias, capinzais e campos de vassouras. Tudo isso para que o cliente chegasse ao seu destino final. Muitas vezes o trajeto era modificado durante o percurso, por não haver condições de trânsito em alguns locais. Uma das primeiras linhas fazia o trajeto Centro (o ponto era no Miramar) – Cachoeira do Bom Jesus. O ônibus saía da Cachoeira às 05h30min, passava por Canasvieiras e seguia para o centro, de onde retornava às 15h. Moradores dos Ingleses e Rio Vermelho, conhecidos da família Costa, quase que diariamente pernoitavam na casa do Sr. João Câncio da Costa para poderem ir ao centro no dia seguinte. No final da década de 40, a empresa começou a atender mais uma comunidade no norte da ilha: Ingleses/Santinho. O trajeto para a praia do Santinho, conhecida na época como, “Aranhas”, só podia ser percorrido pela praia ou a pé. Em dias de maré alta era preciso passar por dentro da água e ainda enfrentar muitas pedras.

No dia 30 de abril de 2014, a prefeitura assinou o contrato de concessão de operação para os próximos 20 anos com o Consórcio Fênix. Integrante do mesmo, a empresa Canasvieiras passa a operar de forma conjunta com demais empresas da região. O processo resultou em um consórcio alicersado nos preceitos da Canasvieiras de melhoria contínua e foco no cliente. A operação se iniciou no dia 1º de novembro de 2014, onde nossa equipe passou a atender um número muito maior de linhas e regiões.

Mais que o deslocamento de pessoas, nos configurarmos como um agente de desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuamos. Enxergar o transporte de passageiros como uma cadeia de processos que devem ser monitorados e continuamente aprimorados. O jeito Canasvieiras de gestão para o transporte coletivo e atendimento de clientes internos (colaboradores) e externos (passageiros fornecedores e Poder Concedente).