English Español

Seja bem-vindo!

Canasvieiras Transportes Ltda - Rodovia Francisco Germano da Costa 2970 - 88052.760 - Canasvieiras Florianópolis/SC Brasil - CNPJ 82.950.460/0001-45 | sac@canasvieirastc.com.br | (48) 3266-2147

Receba as Novidades

Blog

20 de janeiro de 2020 Saldo ambiental 2009-2019: fazendo diferença!

Saldo Ambiental 2009-2019

Em 2019 nossas boas práticas fazem a diferença para um mundo melhor

Desde 2008 a empresa Canasvieiras aplica a gestão ambiental de forma estrutura, por meio de procedimentos internos e também permeando demais processos com as preocupações inerente ao tema. A questão ambiental passou a ser um valor de decisão, seja para obras, reformas, novas operações, escolha dos modelos de ônibus e da gestão de insumos e consumo de materiais. Desde a aquisição, durante o uso e no descarte destes materiais, o processo é mapeado, controlado e mensurado, de forma a reduzir o impacto das operações da organização. Atualmente, seis itens chamam a atenção para seu impacto ambiental: (1) Consumo de combustível; (2) Controle da água; (3)Lubrificantes; (4)Geração de resíduos devido a processos de manutenção; (5)Gestão de pneus; (6)Poluição por meio do combustível.
Para cada tema, uma estratégia foi montada. Ao avaliarmos o consumo de combustível, temos todo o trabalho de gestão do custo, da condução de motoristas (por meio de instrutoria e telemetria) em busca de números cada vez menores. Cada tipo de veículo e operação tem metas baseadas nos preceitos da racionalização e da diminuição do impacto ambiental. Tratando-se de água, hoje toda a água usada pelos processos produtivos da garagem é advinda de reciclagem. Todo efluente que é depositado em nosso processo, obrigatoriamente é tratado em sistema fechado. Desde 2009, já tratamos 85.944.000 milhões de litros de água. Os lubrificantes são todos recolhidos após a troca, e depois destinados para reciclagem, em um total de 86.881 litros desde 2009. Além disso, todo o nosso lubrificante usa embalagens a granel, evitando descarte de plástico e contaminação. Os resíduos desde 2009 já totalizam um total de 240 toneladas de desejos encaminhados de forma controlada para descarte. Ao tratarmos de pneus, temos que, nos últimos 10 anos, um total de 11.185 pneus já foram encaminhados para reciclagem. Quando falamos de poluíção, desde 2012, adotamos os modelos Euro 5, que reduzem severamente a emissão de particulados. Aliado a participação anual do projeto DESPOLUIR, da CNT, e temos a frota sempre em dia com este assunto.
Apesar dos números impressionarem, o importante é gerar o conceito e a preocupação. Entendemos que assim como a certificação ISO 9001 criou o conceito de foco no cliente na empresa, a gestão ambiental ultrapassa os portões da empresa, dado que estes conceitos de preocupação com o meio ambiente e sociedade são carregados pelos colaboradores a suas famílias, amigos e conhecidos. Fazer a diferença por fim, além das ações práticas descritas e planejadas, também inclui a mudança do nível de preocupação da sociedade que estamos inseridos sobre o assunto e a criação de um conceito orientado a saúde do próximo.
Tags:

Comentários

Arquivo