English Español

Seja bem-vindo!

Canasvieiras Transportes Ltda - Rodovia Francisco Germano da Costa 2970 - 88052.760 - Canasvieiras Florianópolis/SC Brasil - CNPJ 82.950.460/0001-45 | sac@canasvieirastc.com.br | (48) 3266-2147

Receba as Novidades

Blog

21 de agosto de 2017 Centro de Controle Operacional (CCO)


Transporte coletivo de Florianópolis entra em nova fase com informação dos ônibus em tempo real

CCO abrigará o ‘cérebro’ da operação na capital

A partir da próxima segunda-feira (21) Florianópolis passa a contar oficialmente com uma robusta estrutura para controlar em tempo real todas as partidas do transporte coletivo, contribuindo para a mobilidade urbana da Capital. A data ainda marca a ativação da primeira fase do aplicativo ‘floripanoponto’ – que disponibiliza a localização e a previsão de chegada em tempo real dos ônibus do sistema. “Tanto o CCO quanto o ‘floripanoponto’ são entregas que demonstram nosso compromisso com as exigências contratuais, estabelecidas no edital de licitação, e representam mais transparência, confiabilidade e segurança para os usuários”, reforça Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix.

Desde que entrou em operação, em novembro de 2014, os novos do Consórcio Fênix chegam à cifra de R$ 55 milhões. À frente da operação do transporte público, o Consórcio renovou 147 veículos, instalou o sistema de rastreamento na totalidade da frota e adquiriu o sistema de videomonitoramento embarcado, além de uma série de outras facilidades como internet nos terminais e aplicativo móvel. O CCO conta com mais de 1 mil m² de área construída em um terreno de 3 mil m²: tanto o prédio quanto os equipamentos serão de propriedade do município ao fim dos 20 anos de contrato. O prédio foi projetado para oferecer máxima segurança em infraestrutura, para garantir um ambiente de alta confiabilidade e disponibilidade de informação. O CCO possui uma sala de controle para monitoramento de todos os veículos da frota, bem como ambientes para planejamento e programação operacional, SAC e gestão do videomonitoramento dos ônibus. Até o momento, já são cerca de 60 pessoas trabalhando no CCO. O local ainda poderá abrigar outros serviços públicos, relacionados ao transporte público, a serem definidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A versão web do ‘floripanoponto’ já está no ar pelo endereço consorciofenix.com.br/floripanoponto e o aplicativo gratuito para smartphones estará disponível no dia 21 para os principais sistemas operacionais (iOS e Android). Com a funcionalidade de ‘Previsão de Embarque’, o app permite ao usuário acompanhar o tempo de chegada do seu ônibus no ponto selecionado, diminuindo a espera. Além disso, através da função ‘como chegar’, poderá consultar as melhores opções de linha para chegar ao destino. Nesta primeira fase, serão disponibilizadas as informações das 26 linhas executivas operadas pelos ônibus Amarelinhos. “O Sistema Executivo foi escolhido para a primeira fase por conta da capilaridade - operando em todas as regiões da ilha e no continente, permitindo avaliar a qualidade do sinal de telefonia e áreas de sombreamento, como já identificado na região da Lagoa da Conceição e Rio Vermelho.”, resume Guidi. O Consórcio acredita na colaboração através de feedback dos usuários do ‘floripanoponto’ para avançar com o sistema convencional.

Créditos: Divulgação Consórcio Fênix
Tags:

Comentários